sábado, 7 de janeiro de 2017

FUNCIONÁRIOS DA ABI PEDEM SOCORRO

DANIEL MAZOLA - Via Tribuna da Imprensa Sindical -


Recebemos quarta-feira (4), e-mail com graves denúncias sobre a atual diretoria da histórica Associação Brasileira de imprensa (ABI), da qual sou conselheiro efetivo (2014/17) e ex-presidente da Comissão de Liberdade de Imprensa e Direitos Humanos. Para não cometer injustiças checamos e cruzamos informações, garantindo a veracidade dos fatos. Funcionários estão à míngua, passando necessidade de todo tipo.

Nos parece que a atual diretoria desconhece o significado da palavra humanismo. Não sabem, ou ignoram, que pessoas devem sobreviver com decência, suprindo minimamente as suas necessidades fisiológicas e mentais, basicamente com acesso a comida, roupa, saúde, casa e segurança. Aliás, nossa centenária e gloriosa entidade tem compromissos estatutários que vão muito além da categoria, a ABI tem responsabilidade com os Direitos Humanos, o Estado Democrático de Direito, o Patrimônio Nacional e a defesa incondicional do Povo brasileiro.

Manteremos as fontes incógnitas para que não sofram represálias. Segue o e-mail na íntegra:

OS FUNCIONÁRIOS DA ABI PEDEM SOCORRO

Venho por meio deste e-mail solicitar a ajuda de vocês para tornar pública tamanha crueldade e falta de respeito que os funcionários da ABI estão vivendo.

Dezembro 2016, mês que todo mundo esperar receber o seu 13º salário, cadê os dos funcionários da ABI? Não receberão. A ABI não pagou o 13º dos seus funcionários. Além do não pagamento não deram nenhuma previsão de pagamento e nenhuma justificativa para o não cumprimento da Lei.

A Diretora Financeira calou-se, o Presidente, calou-se e assim permanecem até a data de hoje.

Em ato de protesto os funcionários no dia 21/12 por indignação de não ter recebido o 13º salário e por terem e estarem sendo ignorados pela diretoria atual, vestiram-se de PRETO.

No final do dia 21/12 para mascararem a falta de cumprimento do DEVER de pagar o valor integral do décimo terceiro salário no dia 20/12 prazo limite por Lei, fizeram um depósito na conta de cada funcionário no valor de R$ 400,00. Totalmente irregular!

O que acabou caracterizando o famoso “cala boca”, “panos quentes”. Valor esse que também não foi informado para nenhum funcionário do que se tratava, nem porque o fizeram. Valor que não corresponde nem a metade do 13º salário. Atitude sórdida.Covarde!

No dia 22/12 fazem a “maravilhosa” festa de encerramento e confraternização, com entregas de cestas de natal doadas pela LBV. Mais uma atitude absurda. Dinheiro para festa tem, para pagar o 13º salário não tem. E para ficar melhor ainda, o Presidente faz um discurso. Discursar o que? Pura vaidade! Porque mais uma vez não foi capaz de dar uma justificativa para os funcionários naquele momento porque a ABI não efetuou o pagamento do 13º salário.

A ABI não efetuou o pagamento do 13º salário dos seus funcionários porque não quis. Por má administração. Porque dinheiro tem, pois está dando férias todo mês para 04,05 funcionários de uma só vez. Coisa que poderia deixar para outro momento, já que não tem nenhum funcionário com férias vencidas.

Uma instituição centenária que está à beira da falência, por conta de uma péssima administração.

Os funcionários não tem apoio de nenhum Diretor, pois estão ausentes. E os presentes não se manifestam. As reuniões de Conselho que aconteciam regularmente, já não ocorrem mais. A quem vão recorrer? Aonde podem buscar apoio? São muitas irregularidades, prestações de contas, relatórios anuais não são mais apresentados.

Funcionários que tem décadas de ABI, mais de 40 anos, nunca passaram por isso. Ouve-se dizer pelos corredores, que saudade da “Era” Mauricio Azedo. Maurício Azêdo regularizou o pagamento do FGTS que estava sendo depositado com atraso, pagamento saia todo mês dia 30, vale transporte pagos em dia, 13º salário pago integral no mês de novembro.

Hoje, a realidade é outra. Um verdadeiro desgosto.

Para onde foi o Prestígio da ABI? Não sabemos! Ninguém mais fala na ABI. Culpa de uma Vaidade pessoal.

Andares do prédio vazios. Culpa de quem? Da atual diretoria. Não consegue alugar os andares vazios porque estão pedindo valores surreais.

Ou seja, a cada dia que se passa a ABI está indo embora e levando todo um legado e prestígio criado e deixado pelos antigos presidentes.

Hoje, 04/01/17 os funcionários continuam sem o seu 13º salário. É Lei, é obrigatório. Não é nenhum favor. E a Diretoria permanece em silêncio.

A instituição que luta pela liberdade de expressão, se cala diante dos seus funcionários!

Esperamos poder contar com a ajuda de todos vocês para tentar RESGATAR A ABI E PRINCIPALMENTE A DIGNIDADE E ALTO ESTIMA DOS FUNCIONÁRIOS que estão a cada dia se sentindo um LIXO. Esse é o momento real da instituição que é Centenária, a ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE IMPRENSA, A ABI.

Desde já agradeço a atenção de todos.
Atenciosamente


***
Leia também:





DIRETORIA DA ABI NÃO PAGA 13º SALÁRIO

MÁRIO AUGUSTO JAKOBSKIND -


É lamentável a situação atual da Associação Brasileira de Imprensa (ABI), conforme relato de funcionários da entidade secular que deixaram de receber o 13º salário, sem que a diretoria, capitaneada por Domingos Meireles, desse qualquer satisfação pelo que aconteceu, até o fechamento desta edição.

Não se pode admitir que uma entidade como a ABI chegue a essa situação degradante, por sinal, como lembram os funcionários em nota divulgada no último dia 4 de janeiro, pela primeira vez na sua história. Um tempo oposto ao da gestão do saudoso Maurício Azêdo que logo ao assumir a presidência regularizou as dívidas trabalhistas que a entidade tinha com seus funcionários. Mas agora, na gestão de Domingos Meirelles, a ABI caminha para o fundo do poço. Para evitar esse triste fim é necessário urgentemente que seja convocada uma assembléia extraordinária para que o presidente Meireles explique aos associados os últimos lamentáveis acontecimentos e que se faça uma auditoria nas contas, como propõem os integrantes da chapa Villa Lobos.

É preciso que sejam adotadas providências urgentes, inclusive o afastamento imediato da atual diretoria, porque a persistir o imobilismo atual da gestão capitaneada por Domingos Meireles, em breve todo o patrimônio da ABI pode ir por água abaixo.

*Mário Augusto Jakobskind, Professor, Jornalista e Escritor, Coordenador de História do IDEA, Unitevê - Canal Universitário, de Niterói - UFF – Universidade Federal Fluminense/Fonte:  blog Jornal da ABI.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.